Lisboa assistiu a uma das maiores manifestações desde a revolução de 1974 quando mais de 100.000 saíram às ruas contra a guerra contra o Iraque.
15 February. No to war in Iraq. cwi reports from around the world. Portugal.
Maior Manifestação desde a revolução de 74
No Porto outra manifestação juntou 10.000, Coimbra 5.000 e Évora e outras cidades também protestaram contra a guerra pelo petróleo.
As ruas de Lisboa foram inundadas por sindicalistas, partidos de esquerda, organizações religiosas, sociais , estudantis e juvenis.
Foi enorme a participação da juventude.
O dirigente do Partido Socialista tentou desmobilizar a participação do seu partido e em especial da Juventude Socialista mas manifestações, contudo o sentimento contra a guerra é tão grande que na sexta-feira, a Comissão Nacional do PS mudou a posição e permitiu a participação de militantes seus nas acções contra a guerra.
O Alternativa Socialista (grupo de militantes do CIT) distribuiu uma
declaração contra a Guerra com a colaboração de vários estudantes.
Nessa declaração, o Alternativa Socialista propunha que os Sindicatos, os partidos de Esquerda e as organizações de juventude desencadeiem protestos no Dia X.
Citando o Manifesto de Mário Soares, ex-Presidente da República , do Prémio Nobel José Saramago entre outros que dizia que a Guerra não é a solução para a fome, para a miséria e para o desemprego, o Alternativa Socialista afirmava O Capitalismo e o Imperialismo são a causa da fome, da miséria e do desemprego. Para acabar com esses flagelos de uma vez por todas é preciso um outro mundo, um Mundo Socialista
O Alternativa Socialista irá organizar uma sessão pública na próxima semana para debater o que fazer depois destas excelentes manifestações.
Be the first to comment